| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Entrelinhas
Desde: 26/03/2009      Publicadas: 27      Atualização: 20/06/2009

Capa |  Geral  |  Local


 Local

  02/04/2009
  0 comentário(s)


SEMPRE HÁ TEMPO PARA SER FELIZ

O aumento da longevidade esta levando o brasileiro a adotar hábitos saudáveis para ser feliz.
A dança é uma opção para a prática de exercícios e ainda se divertir.

SEMPRE HÁ TEMPO PARA SER FELIZ
Hábito saudável na terceira idade: Dançar


Idosos frequentam clubes de danças em Maringá para se distraírem e interagirem com as pessoas.
A dança na Terceira Idade está reacendendo o prazer de viver das pessoas idosas. Além do exercício físico aeróbico, promove o convívio com as pessoas da mesma idade, com quem elas se identificam e se entendem.
Podem participar de grupos que elaboram atividades diversas, desde exercícios, passeios, reuniões e confraternizações. Vários clubes da cidade de Maringá fazem essas atividades para os frequentadores, sócios.
Os idosos que frequentam os clubes se beneficiam de suas atividades vivem mais intensamente e felizes, sempre com compromissos, com a agenda cheia, não precisando assim da espera de alguém da família que o faça companhia.
A coodernadora do clube do vovô, Dineuza Soares, diz que as pessoas que frequentam o clube não perdem um baile, estão sempre presentes.
Segundo Renata Nogueira de Moura, médica geriatra, diz que dançar na terceira idade, não só é um ótimo exercício como também faz o idoso se integrar melhor na sociedade, participando de grupos de orientação, socializando e melhorando seus relacionamentos. A dança é uma atividade prazerosa, e é um exercício aeróbico que não exige esforço muscular, só dos membros inferiores. Não há nenhuma contra indicação, a não ser para aquela pessoa que já sente dores ou tenha algum problema de coluna. Afirma que mesmo assim o idoso tem que estar acompanhado pelo seu médico, sempre se cuidar, tomar os remédios adequadamente, controlar doenças que já tenha, estar sempre com a pressão controlada, evitar bebidas alcólicas e cigarros, evitar engordar controlando a alimentação, sempre manter seu peso e ter uma dieta saudável.
"Fica essa a dica, dançar que é estar sempre em movimento", diz a médica.
Temos como um ótimo exemplo, a vencedora do concurso de melhor fantasia de carnaval 2009 do clube do vovô, que foi realizado no dia 24/02/2009, com manchete pela Rede Globo. A vencedora foi a senhora Irineuza Tavares Ribeiro, 61 anos, aposentada, frequentadora do clube a doze anos. Ficou tão emocionada que até chorou, relembrando o ano de 2004, que quando foi a rainha do clube. Contou que tudo foi pela força da amizade que fez nestes anos no clube, tem muitos amigos.
" As pessoas devem frequentar o clube porque é saudável e gostoso, bom para dançar, se divertir", recomenda Irineuza.
O presidente da casa, Carlos Congate, 72 anos, aposentado, disse que o carnaval do clube do vovô já é um evento que vem sendo feito a seis anos. "Qualquer pessoa pode participar, sendo sócio ou não".
Encontrei um casal que se conheceu no clube e estão juntos há cinco anos, é o Gerson José Primo, 47 anos, pedreiro, e a Maria Wolff, 61 anos, que é auxiliar de serviços gerais. Segundo Maria, foi amor a primeira vista. Ela deu até uma piscadinha para ele, dançaram e conversaram. Eles ficaram dois anos separados e se reencontraram.
Hoje eles vivem muito bem, afirma Maria: "Gerson foi a pessoa que eu estava esperando na minha vida."
O casal gosta de frequentar o clube porque o salão é bom, espaçoso.
Maria conta que quando dança no fim de semana, na segunda feira está ótima para trabalhar. "Eu me sinto muito bem, é uma fisioterapia, é como uma ginástica. É o lugar ideal para pessoas da nossa idade."
  Autor:   Adriana Bueno


  Mais notícias da seção Cultura no caderno Local
14/04/2009 - Cultura - O PODER DO LIVRO
"A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde." (André Maurois)...
14/04/2009 - Cultura - TEATRO - Arte estimula a consciência para cidadania
A incorporação dos conceitos na correta aplicação dos impostos chama atenção de platéias pelo Brasil; mais de 50 mil pessoas já assistiram o espetáculo...



Capa |  Geral  |  Local
Busca em

  
27 Notícias