| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Entrelinhas
Desde: 26/03/2009      Publicadas: 27      Atualização: 20/06/2009

Capa |  Geral  |  Local


 Geral

  12/06/2009
  0 comentário(s)


Manias, Fobias e Bizarrices

Em qual quadro você se encaixa?

Manias, Fobias e BizarricesA palavra mania vem do grego, loucura e significa para a psiquiatria, distúrbio mental caracterizado pela mudança intensa de humor e alteração comportamental conduzida, em geral, para uma idéia fixa.
É um distúrbio bipolar evidenciado por grande agitação, euforia, insônia, loquacidade, perda do senso crítico, grandiosidade, exaltação da sexualidade, entre outros.
Existem alguns hábitos, nomeados como manias, que não interferem em nada na vida individual ou social do indivíduo, como alguns costumes, colecionismo, repetição exagerada de gestos, etc.
Fobia, por sua vez, é algo mais sério e necessita de tratamento, É um dos transtornos de ansiedade mais apresentados pelo ser humano e um dos distúrbios psicológicos mais estudados.
Muitos neurocientistas explicam que a causa da fobia pode estar relacionada com fatores biológicos e maior metabolismo no lado direito do cérebro em pessoas fóbicas.
As pessoas que têm fobia sentem um medo excessivo e irracional, sofrem crise de pânico provocada em situações específicas.
Os três tipos básicos de fobias são a Agorafobia (medo apresentado diante de uma multidão e em lugares abertos), a fobia social (excesso de ansiedade por certas pessoas quando observadas por terceiros durante o desempenho de uma tarefa) e as fobias específicas (inquietude para um medo irracional relacionado à exposição a objetos específicos ou situações).
Alguns dos sintomas mais comuns são transpiração excessiva, taquicardia, náusea, vertigem, calafrios, dor no peito, sensação de falta de ar e formigamento.
O terceiro e último tema, bizarrices, refere-se à tudo que se imagina de extravagante. Algo estranho que mal existe uma explicação concreta, é o tipo de "coisa" que você precisa ver para acreditar e entender.
Afinal, de louco, todo mundo tem um pouco!
  Autor:   Karen Gomes


  Mais notícias da seção Comportamento no caderno Geral
10/06/2009 - Comportamento - Quando o medo se torna doença
Para as pessoas que têm alguma fobia, a sensação de medo vem acompanhada de uma ansiedade intensa e em alguns casos, ocorrem até sintomas físicos....
07/06/2009 - Comportamento - Mania de você
Qual será a verdadeira forma de amar?...
04/06/2009 - Comportamento - Bizarrices Musicais
Como os psicólogos avaliam as atitudes dos grandes músicos?Saiba de algumas curiosidades bizarras sobre os astros da música....



Capa |  Geral  |  Local
Busca em

  
27 Notícias