| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Entrelinhas
Desde: 26/03/2009      Publicadas: 27      Atualização: 20/06/2009

Capa |  Geral  |  Local


 Geral

  07/06/2009
  0 comentário(s)


Mania de você

Qual será a verdadeira forma de amar?

Mania de vocêLoucura ou mania? A mania pode ser uma loucura, e a loucura é uma mania. É o exagero, uma grande agitação por certo objeto, coleção, sentimento, ou até mesmo pessoa.

Muitos são os casos que escutamos de pessoas que amam demais. Classificadas como maníacas, elas causam desconforto no companheiro ou no amante desejado e é perceptivel a mudança de humor delas quando estão perto do seu amado. Podem se transformar e fazer coisas que qualquer um jurava impossível.Muitas vezes viram histórias agressivas, eufóricas, que chegam até a meios de comunicação, polícia, e formas de tratamento psiquiatricos.

Foi assim com a atriz Giulia Gam, em 2003, quando interpretou a personagem Heloisa na novela "Mulheres Apaixonadas", de Manoel Carlos, da Rede Globo. Ela vivia uma esposa problemática, tomada de ciúmes pelo marido, por quem nutria uma paixão doentia.

Assim como as mulheres que sofrem deste mal na vida real, demostrava ser muito insegura e desconfiava de todas que se aproximavam do companheiro. "Nunca agi assim, e minha questão nunca foi ciúme doentio. Buscar ajuda em grupos de apoio foi a melhor saída para Heloísa. Sofrimento não deve ser confundido com amor. Amor não é sofrimento" , explica Giulia Gam a revista "QUEM acontece" ao ser perguntada se tinha alguma característica incomum com a personagem.

O problema não está na intensidade do amor, mas na maneira de amar.

Para ajudar quem não consegue se controlar foi criado o grupo Mulheres que Amam Demais Anônimas (Mada). É uma instituição espalhada por todo o Brasil, que através de encontros semanais, ou mensais buscam a reflexão e os passos que devem ser seguidos para a manutenção de um relacionamento saudável.

Aprender que são capazes a amar sem ser humilhante e doentio é a meta. Como forma de tratamento são enviados diariamente frases de estimulo pessoal para as mulheres cadastradas no sistema do Mada. "Também mandamos por email o texto lido e a meta da semana, sem esquecer de desejar uma ótima semana e que elas se concentrem em um dia de cada vez" afirma a assessoria do grupo Mada, de Curitiba.

Informação

No livro "Mulheres que Amam Demais" de Robin Norwood, a autora através de uma série de relatos de casos íntimos e reveladores, apresenta a estas mulheres um caminho possível no sentido de relações mais equilibradas e gratificantes, tendo mérito em muitas reuniões do Mada.

O exagero no amor não faz vitimas somente em relações de marido e mulher. A comerciante da cidade de Maringá, Margarete Zardo, 39, sofreu com a descoberta de um dependente químico em sua família, o seu irmão. Foi assim que resolveu assumir, que junto com o seu ele todos de sua família estavam doentes e precisavam de ajuda. Buscou então um grupo de reflexão, o Amor Exigente, com reuniões todas as quintas-feiras na Catedral, de Maringá.

Apesar do lugar de encontro ser em uma igreja católica, Margarete afirma que as mensagens são independentes de qualquer religião "Aprendemos a amar com limites, que não é necessário dar mais amor para poder receber um pouco de atenção. Cada um tem a sua história, e está ali por motivos diferentes. É a busca pelo amor próprio e como dosar seu sentimento".

O encontro é baseado nos 12 Princípios Básicos e Éticos que se forem seguidos com amor qualquer pessoa pode mudar sua vida. São mensagens de otimismo, apresentações dos problemas, palestras, enfim o Amor Exigente tem como missão ser um programa de proteção social, que apoia e facilita as mudanças comportamentais na família e na sociedade, visando a prevenção e qualidade de vida.

Se você sofre demais por este sentimento que só poderia te trazer o bem, reflita e analise, pois em algum momento você errou. Busque uma saída, busque ajuda profissional e busque acima de tudo o amor próprio.
  Autor:   Paola Machado


  Mais notícias da seção Comportamento no caderno Geral
12/06/2009 - Comportamento - Manias, Fobias e Bizarrices
Em qual quadro você se encaixa?...
10/06/2009 - Comportamento - Quando o medo se torna doença
Para as pessoas que têm alguma fobia, a sensação de medo vem acompanhada de uma ansiedade intensa e em alguns casos, ocorrem até sintomas físicos....
04/06/2009 - Comportamento - Bizarrices Musicais
Como os psicólogos avaliam as atitudes dos grandes músicos?Saiba de algumas curiosidades bizarras sobre os astros da música....



Capa |  Geral  |  Local
Busca em

  
27 Notícias